Centro Cultural Banco do Brasil Rio

. SEMANA DA CRIANÇA - Universo Redondo - em comemoração ao dia criança e ao aniversário do CCBB Rio, o programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil realiza uma programação destinada a toda família. Baseado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, que estreia no dia 12 de outubro.
Se destacam as formas circulares como pontos e bolas - o evento contará com rodas de histórias, laboratórios de artes visuais, atividades de música e uma programação especial para as crianças menores, com idades entre 3 a 6 anos. Haverá também espetáculos com palhaços, memorando os tradicionais e arredondados picadeiros circenses.

O evento começa no dia 5 e vai até 13 de outubro. Nas atrações da estão os espetáculos infantis. Em destaque está o espetáculo "Tem Areia no Maiô" da Companhia As Marias das Graças, primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil. Criado em 1992, o grupo já percorreu diversas regiões do país e do mundo.

:: ESPETÁCULOS INFANTIS:

. HumAnimal - A cena inicia com duas bolinhas, que podemos confundir com qualquer coisa que a imaginação permitir! Tartarugas, elefante, sapo, touros, pato, tamanduás e assim por diante. Em “HumAnimaL” as performers do grupo Circo da Silva, Fernanda Marques e Isabel Abrantes, transitam pela fina fronteira que há entre o ser humano e o animal, conduzidas pelas músicas da banda Songoro Cosongo. O Espetáculo teatral destinado a crianças em formação para estimular os sentidos e a percepção.
Local: sala 26
Horário: sábado, dia 5 às 16:00
Capacidade: 100 pessoas
Indicação: Livre;

. Retalhos de Arrepiar - Causos e lendas que há muito tempo assombram nossas mentes tomaram forma nos cenários de pano para representar alguns de nossos medos: a morte, os poderes sobrenaturais, bichos devoradores, fantasmas e a escuridão. A Cia Costurando Histórias transforma livros em tapetes. Nasapresentações: música, palavra, teatro, literatura e artesanato se unem com o objetivo de encantar, instigar e acalentar.
Local: Sala 26
Horário: domingo, dia 6 às 16:00
Capacidade: 100 pessoas
Indicação: a partir dos 5 anos;

. Causo de Bicho, Causo de Gente - O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias apresenta nessa seção o conto de Drummond “A incapacidade de ser verdadeiro” em que o personagem Paulo é diagnosticado pelo médico como um caso de poesia. O espetáculo segue com o conto africano “Como o coelho enganou a baleia e o elefante” e uma história egípcia de uma princesa do deserto. Cada história será narrada com um belo tapete feito de tecido e costura. Sob coordenação de Cadu Cinelli e Warley Goulart o grupo em 2013 comemora seus 15 anos.
Local: Teatro 1
Horário: segunda, dia 7 e quinta, dia 10 às 10:00 e quarta, dia 9 às 14:00
Capacidade: 170 pessoas
Indicação: A partir dos 5 anos;

. Hoje tem Marmelada - Dois palhaços, ao iniciarem o último ensaio antes da estreia, percebem que todos os outros artistas foram embora. O circo não pode acabar e para salvá-lo os dois terão que atuar em todos os números e para isso contam com a ajuda das crianças da plateia. Em cena os músicos, contadores de histórias e educadores Luiz Carlos Jujuba e Ana Nogueira da Companhia Cantos do Rio.
Local: Estacionamento
Horário: sábado, dia 12 às 11:00
Indicação: Livre;

. Tem Areia no Maiô - Tem areia no maiô conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia enfrentam desastradamente, perigos no mar, chuvas de verão e claro, areia no maiô.
Local: Salão da Biblioteca
Horário: sábado, dia 12 às 16:00
Capacidade: 140 pessoas
Indicação: a partir dos 5 anos;

. Little Be - bateria mirim do Bloco do Sargento Pimenta, faz a apresentação final de sua primeira turma, formada por 28 jovens de 7 a 14 anos. Acompanhando a linha de sucesso do bloco que arrasta multidões durante o carnaval carioca e insere a música dos Beatles na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. Os pequenos ritmistas passam por ritmos como o xote, a ciranda e o funk tocando sucessos como “Yellow Submarine” e “Twist and Shout”.
Local: Praça dos Correios
Horário: Domingo, dia 13 às 11:00
Indicação: Livre;

. A História de Topetudo - Certa vez uma rainha teve um filho muito feio e sem jeito, entretanto uma fada assegurara que ele teria o dom de transmitir inteligência à pessoa que mais amasse. Em um reino não muito distante nasce Clarabela, princesa dotada de beleza fenomenal e sem inteligência alguma. Para compensá-la, sua fada madrinha lhe dá o dom de tornar belo aquele que viesse a amar. As atrizes Ana Barroso e Monica Biel vivem os palhaços Lasanha e Ravioli que para dar vida aos personagens desse conto de fadas utilizam diversos recursos tais como máscaras, bonecos, figurinos, adereços, músicas.
Local: Salão da Biblioteca
Horário: domingo, dia 13 às 16:00
Capacidade: 140 pessoas
Indicação: a partir dos 5 anos;

:: AÇÕES EDUCATIVAS:

. Em Cantos e Contos - CAPACIDADE : 100 pessoas
Local: Foyer
Horário: sábado, dia 5 e domingo, dia 6, às 11:00 e 17:00
Indicação: a partir dos 5 anos

. Histórias dos 4 cantos do mundo

Histórias de Pescador – Lendas Brasileiras - Em “O marido da mãe d’água” um pescador recebe da Mãe d'água proteção e amor, mas assim como o mar pode dar, se mal tratado, também pode tomar. Em “Cobra Norato”, um protetor dos rios, apenas com a ajuda de um valente pescador, pode se livrar de sua terrível maldição.

A Barriga da Baleia – Contos Esquimós - Em “As duas mulheres que conquistaram a liberdade” as protagonistas cansam da subserviência ao marido, fogem e passam a viver dentro da carcaça de uma baleia. “A alma e o coração da baleia” trata do descuido de um corvo intrometido que, encontra uma moça que vive, imaginem dentro da barriga de uma baleia.

Mulheres Guerreiras – conto africano e judaico - No conto africano “O casamento da princesa” Abena é disputada por dois poderos pretendentes: o Fogo e a Chuva. Já em “Lilith, a primeira mulher” a primeira mulher moldada da terra assim como Adão não aceita ser obediente e submissa ao marido e sai em busca de um outro destino para si.

Sábio. Sabia. O que será Sabedoria? – Contos Chineses - Através dos princípios básicos da cultura chinesa este repertório revela a importância de se cultivar a sabedoria nos contos “O tigre”, “O Arqueiro” e “Um Velho Louco”.

. Micro-mundos - O mundo de fora é também o reflexo do mundo de dentro da gente. É o que nos mostram essas histórias. Em “Rumboldo”, um jovem rei orgulhoso cria leis absurdas e prende todos aqueles que ousam contrariá-lo tornado-se a maior vítima do seu débil mundo. Em “O homem que amava caixas” um pai tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava e decide construir um mundo particular para os dois. Já “Cacoete” é uma cidade onde todo mundo seguia leis absurdas em nome da organização, mas um menino mudaria a ordem das coisas para sempre.
Local: Sala 26
Horário: sábado, dia 12 e domingo, dia 13 às 14:00
Capacidade: 100 pessoas
Indicação: A partir dos 5 anos;

. Pequenas Mãos
Local: Sala 3º andar
Horário: sábado, dia 5 e domingo, dia 6 às 13:00 e 15:00
capacidade: 20 pessoas
Indicação: De 3 a 6 anos;

. Passou por Aqui – Pequenas Histórias da Arte - Ponto, linha, cor, textura, forma... Como podemos encontrar esses componentes em uma obra de arte? A partir do contato com réplicas de pinturas e esculturas que passaram pelo CCBB ao longo dos anos, o público infantil poderá descobrir como esses elementos são trabalhados, produzindo sua própria experiência artística.
Capacidade: 20 pessoas

. Espaço Mutante - Repetição, formas e luz nos convidam a participar do universo de Yayoi Kusama. O “Espaço Mutante” proporciona aos pequenos a percepção e reconhecimento destes elementos em uma experiência sensorial que resulta na apropriação corporal do espaço. Com marcações rítmicas, os pequenos compõe um painel utilizando carimbos com tinta branca em papel branco. O resultado final será visto ao alterarmos o ambiente com luz negra.
Capacidade: 20 pessoas;

. Laboratório Aberto -
Local: Foyer
Horário: sábados, dias 5 e 12 e domingos, dias 6 e 13 de 10:00 às 16:00
Capacidade: 100 pessoas
Indicação: a partir dos 5 anos;

.Estampe o Tampo - A obsessão e a repetição fazem parte do trabalho de Kusama. Um pequeno parque gráfico convidará o participante a intervir na superfície, que funcionará como uma esteira. De forma mecânica, os visitantes estamparão o tecido com o uso de carimbos criados por eles.

. Intervenções na Biblioteca - Para comemorar um ano da reinauguração da biblioteca do CCBB, educadores fazem intervenções poéticas pelo espaço com leituras de trechos de obras dos mais renomados autores da literatura universal.
Local: Biblioteca
Horário: sábado, dia 12 de 10:00 às 17:00
Indicação: a partir dos 5 anos;

ContaçãoContação
:: O Centro Cultural Banco do Brasil Rio oferece uma extensa e diversificada programação cultural como filmes, mostras de artes plásticas, teatro, música, workshops e oficinas realizados pelo projeto Ideias, além das atividades gratuitas oferecidas pelo Programa Educativo do CCBB.

O CCBB conta, ainda, com uma programação específica para as crianças e pessoas com necessidades especiais.

PROGRAMAÇÃO

Centro Cultural Banco do BrasilCentro Cultural Banco do BrasilLocal: Centro Cultural Banco do Brasil.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66.
Bairro: Centro.
Tel.: (21) 3808-2070 / (21) 3808-2254.
Horário: terça à domingo, das 10:00 às 21:00.
Preço: Entrada Franca.

Dica: Checar o horário da distribuição de senhas de cada atividade, geralmente 30 minutos antes dos eventos. Agendamento para grupos.

Site do Centro Cultural Banco do Brasil


Este site tem o intuito meramente informativo, não se responsabilizando por mudanças de preços, horários, lugares e datas do conteúdo. As informações são fornecidas pelos organizadores dos eventos e algumas vezes sujeitas às condições meteorológicas. É, portanto, recomendável consulta prévia por telefone ou email para fins de confirmação do evento.